segunda-feira, 5 de maio de 2008

Caminhada para a terra marca a conquista de uma luta


Willian Gonçalves

Como a história bíblica, onde o povo de Israel caminhava incansavelmente em direção à terra prometida as famílias beneficiária do Projeto 30 de Novembro caminharam, nesse dia do trabalhadores, em direção a terra conquistada. A Caminhada para a terra, teve início na praça da Rosa Mística e percorreu mais de sete quilômetros até a sede da associação do Projeto 30 de Novembro. Durante toda a caminhada uma cruz de madeira foi levada pelos agricultores e agricultoras num ato de agradecimento por terem alcançado a vitória em meio a tantas dificuldades, enfrentadas durante a aprovação do projeto pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário.

O projeto do crédito fundiário, que hoje leva o nome de 30 de Novembro, foi o primeiro projeto de agricultura familiar existente no município, uma luta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde. São exatamente trinta famílias beneficiadas com uma área 4,9 ha.

A Caminhada terminou com um culto ecumênico na sede da associação, onde católicos e protestantes oraram e rezaram juntos se igualando nas diferenças através da fé. A cruz carregada durante a caminhada foi fixada na sede marcando para sempre este bonito dia.

Nenhum comentário: