quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Expedição Stein

Produção de vídeo, curso de plantas medicinais e agrofloresta no assentamento Entre Rios

Em agosto de 2007 a comunidade do assentamento Entre Rios, em Nova Ubiratã, está comemorando o céu azul, um céu bem diferente de agostos passados, coberto de fumaça e cinzas. Para manter o que ainda há de floresta, e evitar incêndios que ameaçavam até as casas, a Associação dos Produtores da Gleba Entre Rios (APROGER) desenvolve o projeto Entre Rios Sustentável, que é um Projeto de Alternativa ao Desmatamento e Queimadas (PADEQ) do PDA/MMA.

A comunidade convidou o PC Nortão para fazer um vídeo sobre o belo rio Von den Stein, afluente da margem esquerda do rio Xingu. O vídeo pretende valorizar o rio e criar o interesse da comunidade na conservação dessa riqueza natural.
Além da gravação do vídeo também aconteceu o curso de plantas medicinais com Linda Andrade, bióloga do Instituto Padre João Peter.

Em seguida Epifania Vuaden fez uma oficina de agrofloresta, técnica agroecológica de recuperação de áreas degradadas e cultivo de culturas perenes. Os dois momentos de aprendizagem tiveram como ponto mais importante a troca de conhecimentos entre as mulheres e homens presentes.

A consciência ambiental é despertada num processo lento. Mas depois que uma pessoa passa a ter essa consciência, não há caminho de volta. A preocupação com o meio ambiente se tornou coletiva no assentamento Entre Rios. Lá os agricultores sentiram na pele, e vias respiratórias, um grave desastre ambiental que parecia sem fim. Todo ano, na estação seca, a floresta queimava para dar lugar a pasto e roçados. Mas as áreas plantadas eram sempre menores do que as queimadas. Não havia como freiar um incêndio, e até hoje não há.
Os dois monitores do projeto Proteger organizaram multirões, fizeram queimadas demonstrativas com segurança e desenvolveram a percepção de coletividade. A coletividade é um conceito indispensável para despertar a consciência ambiental.

Nenhum comentário: