segunda-feira, 3 de setembro de 2007


Trabalhadoras da agricultura familiar participaram de curso sob

Curso de Biojóias,
Agricultura famíliar


As biojóias são jóias feitas artesanalmente com sementes da Amazônia, com fino acabamento, que valoriza o artesanato explorado por meio de elementos naturais da Amazônia, a exemplo da semente temos o açaí, tucumã, bambu, coco, babaçu, entre outras sementes, mas também podem ser utilizadas em algumas peças madeiras e casca de coco. As sementes são lapidadas manualmente uma a uma e quando necessário tingidas.

Trabalhadoras da agricultura familiar estiveram participando de um curso sobre fabricação de biojóias, na comunidade São Roque localizado na linha 52 no município de Guarantã do Norte/MT.

O curso tinha como objetivo, dar melhor qualificação às 16 trabalhadoras da agricultura familiar, na arte da confecção das biojóias, com a qualificação elas poderão estar confeccionando as pecas para seu uso próprio ou comercializando, aumentando assim sua renda familiar.

O curso foi ministrado pela instrutora Eliane Fernandes Pioli e realizado pela Ong Ecocachimbo, com recurso adquirido através do PDA/PADQ projeto 110P e teve como parceiro o Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Guarantã do Norte.

Por Célio Ribeiro



Nenhum comentário: