sexta-feira, 22 de junho de 2007

Feira apresenta produção de agricultores familiares do norte de Mato Grosso


Maria Elisa-ICV


Com o intuito de divulgar a produção de agricultores e agricultoras familiares do norte de Mato Grosso, acontece nos dias 25 e 26 de junho, em Lucas do Rio Verde, a Feira Saberes e Sabores, juntamente com o Seminário da Agricultura Familiar no Norte de MT. A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STR LRV) e faz parte das atividades da Rede BR163+Xingu.

De acordo com a coordenadora de projetos do sindicato de Lucas do Rio Verde, Epifânia Vuaden, a feira acontece para suprir as dificuldades de adaptação ao mercado, enfrentadas pelos agricultores e agricultoras. “Queremos provocar a sociedade e o governo para olharem com mais carinho para os assentamentos. Este pessoal está produzindo, mas têm dificuldades de comercializar, por isso propusemos a feira. Para mostrar o trabalho destas pessoas. É uma forma de apresentá-las ao mercado, de fazer contatos e trocar experiências”, ressalta a coordenadora.

Entre os produtos dispostos na feira estarão: mel, melado, rapadura, castanha-do-Brasil, geléia, licor, frutas desidratadas, ervas medicinais, sabonetes, xampus, além de unidade demonstrativa de construção de cercas elétricas.

Para o evento estão previstas as participações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum, Associações PA Califórnia e Entre Rios, Instituto Padre João Peter, Instituto Ouro Verde (IOV), Instituto Centro de Vida (ICV), Ecocachimbo, Cooperagrepa e Grupo de Apoio e Proteção Ambiental (Gapa) e ISA.

A estrutura da Feira de Saberes e Sabores já está sendo construída durante a Oficina de Bioconstrução. Todas as bancas são feitas em bambu, pelos próprios expositores da feira, mostrando uma técnica barata com material abundante em nossa região.

Os expositores são beneficiários dos Projetos de Alternativas ao Desmatamento e as Queimadas (PDA/PADEQ), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Mato Grosso, ou associados a entidades filiadas a Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Os projetos apoiados pelo PDA/PADEQ buscam alternativas econômicas sustentáveis para as propriedades rurais de assentados e assentadas. Seu objetivo é promover a sustentabilidade das famílias, eliminado o uso do fogo e promovendo o controle dos desmatamentos e o uso racional dos recursos naturais.

Os projetos ligados à Rede BR163+Xingu também fazem parte da Campanha Y IKatu Xingu, que reúne 340 entidades representantes de índios, agricultores, fazendeiros, pesquisadores, organizações da sociedade civil entre outros, tem como objetivo recuperar e proteger as nascentes e cabeceiras do rio Xingu.

O Seminário será realizado no auditório do STR, na Rua Giruá 1196 E, Cidade Nova. Os debates acontecem das 08h às 15h30, e a Feira Saberes e Sabores estará aberta para visitação das 16h às 22h, com apresentações culturais como música, poesia e teatro.

Mais informações: (65) 3549 2629 ou (65) 3549 1819

Nenhum comentário: