sexta-feira, 1 de junho de 2007

Arte escrita, cantada e televisada



Maria Maia ficou feliz com o resultado da gravação. Depois de anos querendo fazer um registro de suas composições a agricultora maranhense, assentada em Peixoto de Azevedo (MT) pode ouvir sua voz gravada com qualidade e acompanhada de violões como ela queria. Mas quem ficou realmente surpresa foi Rena Wollemberg, assentada em Ribeirão Grande, Nova Mutum. Rena assistiu o vídeo Manejo Comunitário, realizado na comunidade em que vive, onde ela mesma é entrevistada.

A música de Maria Maia, “Apelo ao mundo”, e o vídeo são produtos do PC Nortão, Ponto de Cultura cuja entidade proponente é o STR de Lucas do Rio Verde. Essas eram duas realizações que estavam pendentes e quase finalizadas, mas dentro da proposta de fazer todo o trabalho em softwares livres tivemos algumas dificuldades.

Para superá-las chamamos o pessoal do Cultura Digital, um dos braços do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Daniel Prado, Pedro Bayeux, Renato Cortez e Haina Castro vieram a Lucas do Rio Verde dar uma oficina de finalização de vídeo e áudio. A oficina aconteceu simultânea com o Seminário de Formação de Monitores do projeto Governança Florestal na Bacia do Xingu. O seminário foi uma oportunidade de mostar ao Cultura Digital como a agroecologia está sintonizada com a idéia de softwares e conhecimentos livres.

As atividades da oficina de Finalização de Vídeo e Áudio começavam às 8:30 da manhã mas só paravam na madrugada. Recentemente a Associação do PA Entre Rios teve seu jornal impresso, com a colaboração do PC Nortão, e Ambrósio Pereira Carvalho escreveu sua poesia sobre a Campanha Y Ikatu Xingu.







Um acordo bem sucedido

Campanha Y Ikatu Xingu

É água limpa e boa

Não é uma coisa à toa

Vem da língua Kamaiurá

Onde procura integrar

Órgãos governamentais

Movimentos sociais

Comércio e sojicultor

Pecuarista e produtor

Índios e ambientalista

Pra junto termos conquista

E dar ao Xingu o seu valor


Ao visitar Água Boa

Foi que tive a certeza

Quando vi sentar à mesa

Os índios e os fazendeiro

Já fiquei no desespero

Pensei, vai da confusão

Assunto preservação coisa chata de falar

Pra quem produz pra exportar

Fala em nome do progresso

Não se limita ao sucesso

Dando chute pro azar


Mas eu me surpreendi

Com as organização

Ao tomarem decisão

De começar a preservar

Até de reflorestar

Os morros e as nascentes

Lagos, rios e afluentes

Pra não faltar a comida

E que ninguém não duvida

Do que foi nosso congresso

Nós conseguiu com sucesso

Um acordo pela vida

Ambrósio Pereira Carvalho, Poeta

Presidente da Associação Renascer, em União do Norte, MT

3 comentários:

Unknown disse...

Coisas lindas brotam desse ponto de cultura!!!!!

Unknown disse...

Caro Sr. Augusto Pereira!
M.D. Coordenador do PC Nortão.

Lendo a edição de numero seis do informativo "Comunicando", notei algumas críticas à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente cujo mérito não quero entrar, pois quero acreditar que foram dirigidas à secretária em particular e não à Secretaria que é composta por inúmeros servidores que estão dando o melhor de si em prol do nosso Município e de nossa Gente. Porém, no mesmo informativo, não foi mencionado sequer uma palavra agradecendo a colaboração da Prefeitura Municipal que, através de seus funcionários, se esforçaram ao máximo para que todas as reivindicações feitas pelo Sindicato Rural fossem atendidas a fim tornar esse brilhante evento ainda melhor.
Mas, apesar de tudo, quero parabenizar a realização da feira "Saberes e Sabores" e nos colocamos a disposição para, mesmo sem reconhecimentos, ajudarmos no que for preciso para que essa idéia se repita no próximo ano.

Um grande abraço
Carlos Girotto

strlrv@gmail.com disse...

Muitas entidades da sociedade civil e organizações governamentais colaboraram com a feira. Não agradecemos a elas nos textos informativos do PC Nortão e do STR LRV, mas todas elas, inclusive a prefeitura de Lucas do Rio Verde, receberam cartas de agradecimento em nome de todos que fazem o STR LRV.
Somos gratos ao prefeito e aos funcionários das Secretarias de Obras e da Secretaria de Educação e Cultura.