segunda-feira, 21 de maio de 2007

Seminário de Apicultura em Gaúcha do Norte


Willian Gonçalves

“Conhecer novas pessoas, fazer trocas de experiências, e aplica-las na comunidade. Através disto, podemos produzir mel de qualidade, dando continuidade ao projeto de maneira correta” diz Vilmar Luiz, agricultor familiar da gleba Ribeirão Grande, Nova Mutum. Esse é um pensamento dos agricultor@s familiares que participam do seminário de apicultura que está sendo realizado na cidade de Gaúcha do Norte, na Câmara Municipal dos Vereadores.

O encontro vai do dia 22 a 24 de maio e envolve representantes de nove PADEQS (Programas Alternativos ao Desmatamento e Queimadas).

Lá os participantes recebem instruções de técnicos competentes da área. A oficina trata desde o manejo, até a comercialização do mel.

No primeiro dia do encontro, no dia 22, da-se a abertura com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, Nilfo Wandscher, e Sidnei, da prefeitura de Gaúcha do Norte. As palestras acontecem das 8h às 18h, cada representante do projeto PADEQ terá oportunidade de falar sobre as atividades realizadas na sua comunidade, provocando debates e trocas de idéias com os companheiros.

A representante da Coopsmat falará sobre a comercialização do mel. O povo indígena Mehinaco estará representando a ATIX, e mostrará a sua experiência de comercialização do produto. Rodrigo Junqueira e Daniela de Paula, do ISA (Instituto Sócio Ambiental), também falarão sobre a comercialização.

No último dia do seminário será discutida a qualidade do mel, e terá como palestrante Vagner Toledo. O encerramento do encontro fica por conta de Nilfo Wandscher e Epifania Vuaden, coordenadora da Rede.

O seminário é uma atividade da Rede BR163+Xingu, desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde em apoio a campanha Y Ikatu Xingu, uma oportunidade de enriquecer os conhecimentos e aperfeiçoar técnicas.

Nenhum comentário: