quinta-feira, 17 de maio de 2007

Oficina de Comunicação Popular

Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 realiza oficina de Comunicação Popular

Augusto Pereira

Lideranças de 25 comunidades rurais e entidades do movimento socioambiental no Norte de Mato Grosso estiveram em Lucas do Rio Verde para participar da Oficina de Comunicação Popular no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Regional Norte de Mato Grosso, do Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), realizou a oficina de Comunicação para representantes de comunidades rurais da região e estudantes de Lucas. A oficina é uma das quatro atividades, em andamento nesse ano, através do Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 (Profor 163). A atividade aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, entidade sede do GTA Norte MT.

O Profor 163 foi desenvolvido pelo GTA a partir do Consórcio Socioambiental da BR 163. O objetivo é tornar a população apta a monitorar as obras e melhorias previstas no plano do governo federal para área de influência da rodovia.O Plano de Desenvolvimento da BR 163, apresentado em junho de 2006 pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é a resposta do governo às reivindicações do movimento social ao longo da BR. O Plano prevê obras de infraestrutura, mas também melhoria do atendimento à saúde e regularização fundiária, entre outras ações.

A oficina de Comunicação Comunitária aconteceu de 14 a 16 de maio, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas. Cada um representa uma comunidade e uma entidade do movimento social. Os participantes conheceram a importância da comunicação, entendida como construção e como diálogo, dentro dos programas de desenvolvimento sustentável, avaliando a proposta de investimento nesta área dentro do Plano da BR163. A estrutura da comunicação no norte do estado de Mato Grosso será avaliada a partir da realidade e comparada com a proposta do Plano.

A Oficina foi conduzida por Alexandre Olival, diretor do Instituto Ouro Verde (IOV), e teve foco na comunicação de massa e na comunicação interpessoal. O IOV é uma entidade que realiza projetos socioambientais em comunidades rurais em Carlinda e Novo Mundo. As 5 entidades pólo do Profor 163 ao longo da rodovia, no trecho Cuiabá-Santarém, também estão realizando oficinas. Comunicação Comunitária foi a segunda oficina do Profor no STR de Lucas do Rio Verde este ano. Políticas Públicas foi o tema da primeira oficina, realizada em março.

Nenhum comentário: