quinta-feira, 28 de junho de 2007

Feira destaca produção familiar do Nortão de Mato Grosso

Agricultores e agricultoras familiares expõem seus produtos e sua arte em Lucas do Rio Verde


Uma boa experiência e oportunidade de apresentar suas comunidades e sua produção. Assim Magali de Souza Mendonça define a feira Saberes e Sabores, realizada nos dias 25 e 26 de junho em Lucas do Rio Verde. “Quem gostou, gostou muito. Fica um gostinho de quero mais para o ano que vem”, ressalta a jovem, que mora na Comunidade Nazaré, em Carlinda.
Realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município, a feira reuniu agricultores e agricultoras familiares do Nortão de Mato Grosso. Foram 12 barracas com grande variedade de produtos, como alimentos caseiros e naturais, artesanatos, biojóias e ervas medicinais. “Os grupos trouxeram produtos diferentes e isso deu uma diversificada muito boa. Conseguimos comercializar tudo o que tínhamos”, acrescenta Magali.
O evento proporcionou a comercialização da produção das comunidades rurais e criou uma relação de troca de experiências entre elas. De acordo com Geneci Vedana, presidente da associação de mulheres da comunidade União, em Nova Guarita, sair de dentro das comunidades para saber o que acontece fora é muito importante. “Esses encontros abrem nossa cabeça para coisas nova. A gente volta para casa com mais conhecimento da nossa realidade, e isso ajuda a gente a pensar em como melhorar”, ressalta Geneci.
Segundo Epifania Vuaden, coordenadora de projetos do STR de Lucas do Rio Verde, participaram da feira o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum, Associações PA Califórnia e Entre Rios, Instituto Padre João Peter, Instituto Ouro Verde (IOV), Instituto Centro de Vida (ICV), Ecocachimbo, Cooperagrepa e Grupo de Apoio e Proteção Ambiental (Gapa) e Instituto Socioambiental (ISA).
“Queremos que a sociedade e o governo olhem com mais carinho para os assentamentos. Este pessoal está produzindo, mas têm dificuldades de comercializar, por isso propusemos a feira. Para mostrar o trabalho destas pessoas. É uma forma de apresentá-las ao mercado, de fazer contatos e trocar experiências”, ressalta a coordenadora.

Programação Cultural

As noites na rua Giruá, em frente ao Sindicato se transformaram em uma grande festa durante a feira. Quem esteve no local pôde aproveitar a programação cultural feita pelo Ponto de Cultura do Nortão, ação do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e executada pelo STR de Lucas do Rio Verde.
Com muita música e dança algumas atrações se destacaram na programação, como a exibição do documentário Manejo Comunitário, realizado na comunidade Ribeirão Grande, em Nova Mutum; a peça teatral Vote em Mim, do Teatro Experimental de Alta Floresta e quadrilha.
As músicas de Maria Maia, agricultura maranhense assentada em Peixoto de Azevedo também chamaram a atenção do público. Suas composições contam a história do desmatamento do norte de Mato Grosso, a luta diária dos assentados na região, a importância da paz no campo e da preservação ambiental.
Rede
Saberes e Sabores fez parte das atividades da Rede BR163+Xingu. A rede integra entidades executoras e comunidades beneficiárias de Projetos de Alternativas ao Desmatamento e as Queimadas (PDA/PADEQ), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Mato Grosso. Os projetos apoiados pelo PDA/PADEQ buscam alternativas econômicas sustentáveis para as propriedades rurais de assentados e assentadas com o objetivo de promover a sustentabilidade das famílias, eliminado o uso do fogo e promovendo o controle dos desmatamentos e o uso racional dos recursos naturais.
Os projetos ligados à Rede BR163+Xingu também fazem parte da Campanha Y IKatu Xingu, que reúne entidades representantes de índios, agricultores, fazendeiros, pesquisadores, organizações da sociedade civil entre outros, tem como objetivo recuperar e proteger as nascentes e cabeceiras do rio Xingu.


Por Maria Elisa Corrêa
Estação Vida


Nenhum comentário: