quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

STR visita a região Norte


A partir do dia quinze de Dezembro de 2009, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde – MT, representado pelo Sr. Nilfo Wandscheer presidente do mesmo, começou uma jornada de reuniões no Norte de Mato Grosso com o objetivo de apresentar novos projetos, discutir o plano da BR 163 e projeto da Governança Florestal nas Cabeceiras do Xingu.


O primeiro destino foi Guarantã do Norte, e o local da reunião foi no STTR, onde foi conversado sobre a legalização das instituições e associações, para que na hora de serem criados novos projetos, a dificuldade nesse ponto não apareça. Além de encontrar um foco para que o trabalho seja bem concluído, que ocorra cursos para capacitação técnica para que a vida dos assentados que estão em torno da BR 163 e outros assentados se tornem melhor a cada dia. E sobre as reservas agro-florestais foi discutido e a idéia de surgir parcerias com universidades que foi bem aceita pelos presentes.


No dia dezesseis, pela parte da manhã a reunião foi em Matupá, no STTR, onde foi discutido sobre a regularização dos pequenos proprietários de terra, que estão em torno da BR 163, como saúde, educação, energia elétrica, assistência técnica e outros.


No dia dezesseis, na parte da noite, em Peixoto de Azevedo, no Sindicato dos Garimpeiros. O projeto que estava sendo discutido é o reflorestamento de áreas desmatadas com o plantio de seringüeiras.


No dia dezessete de manhã em Colíder, na prefeitura, foram apresentados os projetos, discutido sobre projetos que podem ser feitos com a colaboração da prefeitura de Colíder.


E na parte da noite, em Sinop, na UNEMAT, onde os professores apresentaram os projetos da universidade com a educação do campo como os Canteiros de Sabores e Saberes. Lá também foi discutido que os pequenos produtores tem a capacidade de ajudar na economia de um município.


E para encerrar a jornada de reuniões o destino final foi o Assentamento Mercedes I e II. Onde o fortalecimento das associações com capacitação técnica está muito precária, pois cerca de 90% dos assentados não sobrevivem do seu sitio, tendo que trabalhar em outros lugares para poder manter suas famílias.


Nessas reuniões foram discutidos sobre projetos como a Governança Florestal, planos da BR 163, sobre novas propostas e recursos para a criação de projetos bem sucedidos. As soluções apontadas nas reuniões foram de que a educação no campo tem ser adotado por todos.

Nenhum comentário: