segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Amanhã tem feira, festa de sementes e visita!!!!

Epifania Vuaden

Engenheira Agronoma

O Grupo de Intercâmbio da Agricultura sustentável –GIAS realizará o seminário sobre Sementes crioulas (sementes tradicionais ou sementes da paixão), no STRLRV – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, nos dias 13 a 15 de outubro de 2009.

Mulheres guardiãs de sementes, agricultores, agricultoras, coletores e coletoras de sementes florestais do entorno das cabeceiras do Xingu, populações tradicionais da Baixada Cuiabana, jovens do Portal da Amazônia e representantes da agricultura familiar do médio norte matogressense são os convidados desta Festa das Sementes.

Nestes dias conversaremos sobre o resgate e produção de sementes tradicionais do GIAS - Resistência camponesa ao agronegócio de Mato Grosso; Lei de sementes e Mudas; lei de patentes; lei de cultivares e lei de acesso a recursos genéticos e os impactos no livre uso da agrobiodiversidade pelas comunidades locais e agricultores familiares. Também falaremos sobre estratégias locais de uso das sementes.

A Rede de coletores de sementes florestais e o Programa estadual de Agroecologia serão apresentados.

A Festa das Sementes contará com Feira de produtos da agricultura familiar nos dias 13 e 14 de outubro em frente ao STRLRV e no dia 15 iniciará a visita de intercâmbio aos projetos de alternativas ao Desmatamento e Queimadas na Riberião Grande, em Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia.

Nenhum comentário: