segunda-feira, 6 de abril de 2009

Monitor@s discutem ZSEE


Epifania Vuaden
STRLRV

No dia 01 de abril os monitores e monitoras do projeto Governança florestal nas Cabeceiras do Xingu estiveram reunidos na sede do STRLRV com lideranças de Nova Mutum, LRV, Tapurah e Itanhangá para estudar o zoneamento socioeconômico ecológico (ZSEE) do estado de MT. O Zoneamento é um instrumento técnico-político muito importante para o planejamento estratégico do ESTADO e considera a legislação vigente.


Nilfo, presidente do STRLRV e Adriana, Secretaria Executiva do FORMAD coordenaram o evento. Este foi o primeiro contato da maioria dos agricultores dos pólos Sorriso e Sinop com o ZSEE. A SEPLAN forneceu mapas e cópias da proposta de ZSEE para estudo. Como a proposta foi elaborada por técnicos agora, é chegado o momento das consultas a população ou seja os seminários preparatórios e as audiências públicas.


“Nós precisamos ocupar os espaços de tomada de decisão, mas antes temos que conhecer o conteúdo da proposta, por isso nos reunimos aqui” disse Nilfo.


As lideranças se dividiram em grupos e estudaram a proposta para sua região e em seguida apresentaram seu entendimento e fizeram suas propostas. Estas são bem diferenciadas par a pólo Sorriso e Sinop, o primeiro considerado uma região consolidada com predomínio para a agricultura moderna e a segunda requer manejos específicos onde predominam as formações florestais. “ A princípio temos vários pontos a nosso favor, mas vamos sistematizar as nossas propostas e comparecer as audiências públicas com o nosso documento elaborado” disse Adriana do FORMAD.


Agora vamos para as comunidades estudar o ZSEE, vejam as datas:



  • 06 de maio em Vera

  • 07 de maio na Entre Rios

  • 08 de maio no ENA

  • 09 de maio em Cláudia


  • 26 de maio em Marcelândia

  • 28 de maio em Peixoto

Nenhum comentário: