quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Plantar para preservar



ONG Ecocachimbo doa muda de arvore aos professores de Guarantã

Da Assessoria da Ecocachimbo


Para comemorar o dia dos professores a ONG Ecocachimbo (Instituto de Ecologia e Pesquiza do Complexo Serra do Cachimbo), fez a doação de varias mudas de arvores (Amescla, Aroeira, Champanhe, Jatobá, Caju e varias outras espécies) aos professores da Escola Estadual Irani Jaime Farina, localizada no Bairro da Cotrel, no município de Guarantã do Norte/MT.

A Ecocachimbo já desenvolve trabalho de doação de mudas em outras escolas do município, mais voltado aos alunos e principalmente para realizarem projetos de educação ambiental. “Este é o papel da Ecocachimbo, estamos pronto para desenvolver estes tipos de trabalho, juntamente com a classe educacional e hoje estamos fazendo a distribuição destas mudas aos professores, esperamos que eles possam replantar e assim estarão colaborando com o reflorestamento do nosso planeta”. Disse o Coordenador da Ecocachimbo, Valter Neves Moura.

Na escola Irani Jaime Farina, os professores que receberam as mudas estarão plantando em seus quintais ou mesmo em áreas de córrego próximo da escola, o pedido foi feito através do Diretor, da escola, Professor Neuri Pancera.

Esta foi uma forma diferente que o Diretor Neuri Pancera escolheu para comemorar o dia do Professor, uma vez que, os mesmo são os multiplicadores do saber e nada mais justo, também ajudarem a multiplicarem o verde do planeta que, já está tão destruído o nosso meio ambiente.

A Ecocachimbo vem desenvolvendo um projeto de recuperação das matas ciliares, nascentes e áreas degradadas, juntamente com vinte e seis trabalhadores da agricultura familiar e para manter o projeto como, o viveiro de mudas, a Ecocachimbo recebe recurso do Ministério do Meio Ambiente, através do PDA/PADQ, projeto 110P e tem como parceria o ICV (Instituto Centro e Vida) e STTR de Guarantã do Norte/MT.




quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Oficina de aúdio do PC Nortão


Artistas, musica, trabalho e muita alegria irão fazer parte da oficina de aúdio a ser realizada pelo PC Nortão ( Ponto de Cultura Norte de mato Grosso), a oficina acontecerá do dia 16 a 19 de outubro na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, irão participar da oficina artistas vindos

de vários assentamentos do Nortão e indicados pelas associações e entidades parceiras do STRLRV.

A idéia é valorizar nossos artistas, que muitas vezes não tem oportunidade de registrar seus trabalhos, e para fazer a diferença temos como meta a gravação de um CD de 10 faixas, todas composições próprias desses artistas, cada cantor trará seus instrumentos musicais.

Para facilitar a oficina foi convidado Renato Cortez, músico, oficineiro do Cultura Digital e produtor musical.


Para saber mais, ligue para nós
0**65 35491819

Ecocachimbo e STTR de Guarantã do Norte cobram mais conscientização por parte do governo junto à população rural.


Da Assessoria.

Neste ano a população está convivendo com um dos piores climas dos últimos anos, o alto índice de fumaça lançada na atmosfera vem trazendo graves conseqüências de saúde à população da região norte e todo o Estado de mato Grosso. Em conseqüência ao alto volume de estiagem as queimadas se proliferam com muita facilidade e causando danos irreversíveis ao meio ambiente e ao homem, sendo que é o próprio homem que vem causando este impacto na natureza, principalmente nas matas ciliares causando assim grande danos aos rios. O Brasil aparece em primeiro lugar no planeta, em disponibilidade hídrica em rios e, ainda concentra 12% da água doce do mundo. A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do País, apesar da degradação, seria necessária mais consciência por parte da população no uso da água e, por parte do governo uma maior política de conscientização junto à população. Na zona rural, os recursos hídricos são explorados de forma irregular, com a destruição da vegetação que protegem as matas ciliares e nascentes. Para o Coordenador da ONG Ecocachimbo e presidente do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Guarantã do Norte, Valter de Moura Neves, os órgãos do Governo, como a SEMA e IBAMA, deveriam realizar uma política de orientação e não de repreensão, junto à população, principalmente a da zona rural. “Estes órgãos do governo só aparecem na época da seca quando os focos de incêndios são alarmantes e aplicam pesadas multas, falta por parte do governo um trabalho de conscientização junto aos moradores da zona rural”. Analisou, Valter. Hoje a escassez de água já é visível e preocupante, no município de Guarantã do Norte, segundo um levantamento do STTR do município, um o Rio Horizonte e vários outros dentro de Guarantã do Norte já estão agonizando com a degradação do meio ambiente. O estudo iniciou há cinco anos e se constatou que, dentro destes poucos anos a mudança foi brusca, onde nesta época de estiagem o leito do Rio Horizonte fica praticamente seco. Outro exemplo é o Rio 27 próximo ao setor urbano de Guarantã do Norte, que abastece vários sítios e chácaras, vem sofrendo com a ação do homem, sua margem está todas degradadas e com isso a degradação e visível. Segundo um sitiante da margem do Rio 27 (Comunidade São Francisco) na época da seca em sua propriedade, falta água ate para as necessidades mais básicas do dia- a- dia.