quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Hoje tem festa no céu!!!!


Antônio Trindade – Seo Toni, pai da Jaque e do Matheus, avô do Tiago, amoroso esposo da Geni, nos deixou ontem a noite e foi tocar gaita pros anjinhos lá no céu!

A família do Sindicato deixa aqui seu agradecimento público ao Seo Toni que sempre esteve em todos os eventos do STR, animando a tod@s solidariamente, pelo simples prazer de cantar e tocar gaita!!!

Ele ,com sua simpatia, agradava a tod@s, cantando as músicas do sul, as italianas e um dia até acompanhou Vicente cantando em alemão.

Mara Régia, rádio Nacional da Amazônia, levou “América, América,...” pra todo@s os povos da floresta ouvirem... No “Sons do Brasil Central” ele acompanha Maria Maia a cantar “Tá tudo marron” e mesmo quando já estava doente, sua música já gravada anima o cd “SOS Natureza”.

Cara Geni e família muito obrigado por nos ter permitido ter a companhia de Seo Toni nestes momentos de festa e as portas do STR estarão sempre abertas a vocês.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas sedia II Encontro de Economia


03/08/2009 - Gustavo Nascimento / Estação Vida

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde - STRLRV o II Encontro de Economia Solidaria. O encontro reuniu sindicatos, associações, cooperativas e parceiros da Rede BR163+Xingu.
A ideia do Encontro surgiu ainda no ano passado na II Feira de Saberes e Sabores realizada também no sindicato de Lucas do Rio Verde, nela muitas palestras e apresentações sobre economia solidária foram apresentadas, faltando um espaço para que a própria Rede pudesse explanar as suas próprias práticas e as suas dúvidas.

A partir daí a Rede BR163+Xingu firmou uma parceria com a Unemat e um curso de 120 horas foi idealizado. O curso faz parte das atividades da Campanha Y Ikatu Xingu, e foi divido em 5 módulos, este encontro é apenas o segundo, mais três módulos estão previstos até o final do ano.

Economia Solidária
A Economia Solidária é um modo interessante e produtivo das pessoas se organizarem em torno do trabalho e de tudo que este pode gerar. É um movimento de organização das microsociedades que, a partir do trabalho coletivo, passam a desenvolver formas de geração de renda, todos têm suas necessidades satisfeitas e o uso dos recursos naturais é feito de forma responsável e consciente. Os produtores e produtoras solidários se organizam em sistemas de autogestão, quem consome e quem produz entram igualmente na cadeia.

Esses empreendimentos podem ser legalizados em forma de cooperativas, associações e empresas solidárias, o que se encaixa bem no perfil dos participantes da Rede BR163+Xingu. Somente em Mato Grosso o Ministério do Trabalho já catalogou mais de 22 mil empreendimentos que podem se encaixar nestes moldes.

O curso
O curso baseia-se em palestras e apresentações mais deveres de casa, em que os participantes levam para as comunidades tudo o que foi aprendido e compartilhado e tentam aplicar as novidades dentro das próprias comunidades, trazendo os resultados para o próximo módulo.

Neste segundo módulo os assuntos principais foram a economia solidária, os custos de produção e as práticas comerciais. Os participantes aprendem noções básicas de comércio e puderam também dividir suas experiências entre si.

“O curso quer fazer com quer as práticas solidárias não entrem somente na mente, e sim no coração”, afirma Epifânia Vuaden, coordenadora da atividade. Epifânia ainda afirma que o cursotende a pôr no papel o que as próprias comunidades já tinham enraizadas dentro da própria cultura da comunidade: “O Curso é um resgate do que nós (a Rede) realmente somos: solidários”.