quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Expedição Stein

Produção de vídeo, curso de plantas medicinais e agrofloresta no assentamento Entre Rios

Em agosto de 2007 a comunidade do assentamento Entre Rios, em Nova Ubiratã, está comemorando o céu azul, um céu bem diferente de agostos passados, coberto de fumaça e cinzas. Para manter o que ainda há de floresta, e evitar incêndios que ameaçavam até as casas, a Associação dos Produtores da Gleba Entre Rios (APROGER) desenvolve o projeto Entre Rios Sustentável, que é um Projeto de Alternativa ao Desmatamento e Queimadas (PADEQ) do PDA/MMA.

A comunidade convidou o PC Nortão para fazer um vídeo sobre o belo rio Von den Stein, afluente da margem esquerda do rio Xingu. O vídeo pretende valorizar o rio e criar o interesse da comunidade na conservação dessa riqueza natural.
Além da gravação do vídeo também aconteceu o curso de plantas medicinais com Linda Andrade, bióloga do Instituto Padre João Peter.

Em seguida Epifania Vuaden fez uma oficina de agrofloresta, técnica agroecológica de recuperação de áreas degradadas e cultivo de culturas perenes. Os dois momentos de aprendizagem tiveram como ponto mais importante a troca de conhecimentos entre as mulheres e homens presentes.

A consciência ambiental é despertada num processo lento. Mas depois que uma pessoa passa a ter essa consciência, não há caminho de volta. A preocupação com o meio ambiente se tornou coletiva no assentamento Entre Rios. Lá os agricultores sentiram na pele, e vias respiratórias, um grave desastre ambiental que parecia sem fim. Todo ano, na estação seca, a floresta queimava para dar lugar a pasto e roçados. Mas as áreas plantadas eram sempre menores do que as queimadas. Não havia como freiar um incêndio, e até hoje não há.
Os dois monitores do projeto Proteger organizaram multirões, fizeram queimadas demonstrativas com segurança e desenvolveram a percepção de coletividade. A coletividade é um conceito indispensável para despertar a consciência ambiental.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Agricultores famíliares recebem curso sobre construção de cerca elétrica



Pequenos produtores rurais recebem curso sobre construção de ce

Célio Ribeiro


Os produtores rurais de Guarantã do Norte/MT, que são assistidos pelo projeto da ONG, Ecocachimbo, estão sendo beneficiados com a construção de cercas elétricas em suas propriedades em sistema de pastagem rotacional.

Nesta primeira etapa treze pequenos produtores rurais estão sendo beneficiados e logo após ter concluído a primeira etapa, os demais que não foram contemplados estarão sendo beneficiados, com o projeto da cerca elétrica.

Para que os próprios produtores possam construir a cerca em sua propriedade foi oferecido um curso teórico e pratico, sobre construção de cerca elétrica, aonde os produtores aprenderam todas as técnicas da confecção. O curso foi realizado na propriedade do senhor Nelson Burratti e, teve a duração de dois dias e teve como instrutores, do produtor Ivo Gomes da Silva, de Guarantã do Norte/MT, residente na Comunidade da linha Páscoa que, tem experiência, neste tipo de construção e também faz parte do projeto da Ecocachimbo e o engenheiro agrônomo Marcos Rocha.

Para atender a este projeto a ONG Ecocachimbo, recebe recurso do Ministério do meio Ambiente, através do PDA/PADQ, projeto 110P, a ecocachimbo tem a parceira neste projeto o ICV (Instituto Centro e Vida) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Guarantã do Norte/MT.

PC Nortão é Cultura Audiovísual


Se a cultura é a manifestação dos costumes, do modo de viver individual ou coletiva de um povo, nós equipe do STRLRV, fazemos de tudo para que essa cultura seja não apenas preservada, mas difundida, e quando falamos em difusão estamos falando de inclusão digital e social, através de materiais impresso, oficinas de comunicação e produção audiovisual.

No início tivemos um pouco de dor de cabeça, pra poder dominar os computadores e seus respectivos programas de produção, era necessário um estudo para dar início ao trabalho. O apoio de vários projetos ligado ao meio, como o Cultura Digital, alguns sitios de suporte como o Estudio livre e parcerias, ajudaram-nos a dar os primeiros passos.

Hoje os materiais audiovísuais produzido pelo PC Nortão já podem ser vistos via internet, são vídeos e outros materiais que estão disponíveis em sítios de grande acesso como o Youtube, Google Vídeo, Estudio Lívre e claro aqui no bloger do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, proponente desse projeto.

Vídeo Ribeirão Grande compactado

É possível trabalhar coletivamente, fortalecendo o espírito colaborativo,
alcançando metas, vencendo os desafios.

Vídeo Jovens Mobilizadores

Quando um grupo de jovens se encontram para falar de comunicação e mobilização, é sabido que eles vão longe, pois já não são apenas jovens, são jovens mobilizadores e com grande potêncial em comunicação.

Vídeo Saberes e Sabores

Feira da Agricultura Famíliar


Assista aos vídeos e deixe seu comentário

Agora Você pode baixar as produções do PC Nortão é só clicar...

aqui Estudio Livre.org