quarta-feira, 23 de maio de 2007

Agricultores da Bacia do Xingu se encontram no STR de Lucas

Augusto Pereira

Para evitar que fiquemos sem florestas e ocorra a desertificação nas cabeceiras do rio Xingu, está sendo desenvolvido o projeto Governança Florestal na Bacia do Xingu. O projeto terá ações em toda a região, sendo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde e o Instituto Centro de Vida, ICV, responsáveis pelas ações no eixo da BR 163. São cinco parceiros: Instituto de Pesquisas da Amazônia, IPAM; Instituto Socioambiental, ISA; Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento, FORMAD; ICV; e STR de Lucas.
O STR de Lucas do Rio Verde promove o Seminário de Formação de Monitor@s, que tem como objetivo capacitar mobilizador@s em boas práticas de uso do fogo e na produção sem o uso do fogo. A atividade faz parte do projeto Governança Florestal na Bacia do Xingu e acontece de 29 a 31 de maio. Na oficina os agricultores aprenderão a fazer agrofloresta.
O sistema usa a dinâmica de sucessão de espécies das plantas nativas para trazer as espécies que agregam benefícios para o terreno assim como produtos para o agricultor. A agrofloresta recupera antigas técnicas de povos tradicionais de várias partes do mundo, unindo a elas o conhecimento científico acumulado sobre as características de várias espécies vegetais, e sua interação com os pequenos animais.
O rio corta o Parque Indígena do Xingu e é um dos maiores da grande bacia Amazônica. Fotos de satélite mostram que o desmatamento sem critérios ambientais tem crescido em grandes fazendas, pequenas propriedades e assentamentos. Se a floresta em torno do Parque desaparecer os rios que alimentam o Xingu ficarão desprotegidos, diminuindo a sua vazão, secando as nascentes e córregos dessa região.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Seminário de Apicultura em Gaúcha do Norte


Willian Gonçalves

“Conhecer novas pessoas, fazer trocas de experiências, e aplica-las na comunidade. Através disto, podemos produzir mel de qualidade, dando continuidade ao projeto de maneira correta” diz Vilmar Luiz, agricultor familiar da gleba Ribeirão Grande, Nova Mutum. Esse é um pensamento dos agricultor@s familiares que participam do seminário de apicultura que está sendo realizado na cidade de Gaúcha do Norte, na Câmara Municipal dos Vereadores.

O encontro vai do dia 22 a 24 de maio e envolve representantes de nove PADEQS (Programas Alternativos ao Desmatamento e Queimadas).

Lá os participantes recebem instruções de técnicos competentes da área. A oficina trata desde o manejo, até a comercialização do mel.

No primeiro dia do encontro, no dia 22, da-se a abertura com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, Nilfo Wandscher, e Sidnei, da prefeitura de Gaúcha do Norte. As palestras acontecem das 8h às 18h, cada representante do projeto PADEQ terá oportunidade de falar sobre as atividades realizadas na sua comunidade, provocando debates e trocas de idéias com os companheiros.

A representante da Coopsmat falará sobre a comercialização do mel. O povo indígena Mehinaco estará representando a ATIX, e mostrará a sua experiência de comercialização do produto. Rodrigo Junqueira e Daniela de Paula, do ISA (Instituto Sócio Ambiental), também falarão sobre a comercialização.

No último dia do seminário será discutida a qualidade do mel, e terá como palestrante Vagner Toledo. O encerramento do encontro fica por conta de Nilfo Wandscher e Epifania Vuaden, coordenadora da Rede.

O seminário é uma atividade da Rede BR163+Xingu, desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde em apoio a campanha Y Ikatu Xingu, uma oportunidade de enriquecer os conhecimentos e aperfeiçoar técnicas.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Oficina de Comunicação Popular

Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 realiza oficina de Comunicação Popular

Augusto Pereira

Lideranças de 25 comunidades rurais e entidades do movimento socioambiental no Norte de Mato Grosso estiveram em Lucas do Rio Verde para participar da Oficina de Comunicação Popular no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Regional Norte de Mato Grosso, do Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), realizou a oficina de Comunicação para representantes de comunidades rurais da região e estudantes de Lucas. A oficina é uma das quatro atividades, em andamento nesse ano, através do Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 (Profor 163). A atividade aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, entidade sede do GTA Norte MT.

O Profor 163 foi desenvolvido pelo GTA a partir do Consórcio Socioambiental da BR 163. O objetivo é tornar a população apta a monitorar as obras e melhorias previstas no plano do governo federal para área de influência da rodovia.O Plano de Desenvolvimento da BR 163, apresentado em junho de 2006 pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é a resposta do governo às reivindicações do movimento social ao longo da BR. O Plano prevê obras de infraestrutura, mas também melhoria do atendimento à saúde e regularização fundiária, entre outras ações.

A oficina de Comunicação Comunitária aconteceu de 14 a 16 de maio, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas. Cada um representa uma comunidade e uma entidade do movimento social. Os participantes conheceram a importância da comunicação, entendida como construção e como diálogo, dentro dos programas de desenvolvimento sustentável, avaliando a proposta de investimento nesta área dentro do Plano da BR163. A estrutura da comunicação no norte do estado de Mato Grosso será avaliada a partir da realidade e comparada com a proposta do Plano.

A Oficina foi conduzida por Alexandre Olival, diretor do Instituto Ouro Verde (IOV), e teve foco na comunicação de massa e na comunicação interpessoal. O IOV é uma entidade que realiza projetos socioambientais em comunidades rurais em Carlinda e Novo Mundo. As 5 entidades pólo do Profor 163 ao longo da rodovia, no trecho Cuiabá-Santarém, também estão realizando oficinas. Comunicação Comunitária foi a segunda oficina do Profor no STR de Lucas do Rio Verde este ano. Políticas Públicas foi o tema da primeira oficina, realizada em março.